Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

segunda-feira, 30 de março de 2015

DE QUE LADO ESTÃO OS PROFETAS?


Onde andam os profetas dos dias de hoje? Onde andam os sucessores de Oscar Romero e Helder Camara? Onde está a voz que clama no deserto? A voz dos fracos e oprimidos? Dos deserdados da sociedade?

Para alguns os profetas estão extintos, para outros, acomodados. Para outros, entretanto, continuam ativos, denunciando os erros e anunciando o que precisa ser feito para esses erros sejam corrigidos.
Tradicionalmente os profetas sempre estiveram ao lado do povo e contra o poder opressor, explorador e excludente, inspirados pelo poder divino.

 Hoje algo novo pode estar acontecendo. Por isso os novos profetas não são identificados como tal. Porque, sempre ligados à religião, de alguma forma, hoje, os profetas talvez tenham, finalmente, se ligado totalmente ao povo.
Antes as profecias consideradas, digamos assim, boas, importantes, podem ter mudado o foco e, necessariamente, não sejam apenas aquelas que nos agradam e, os bons profetas nem sempre estarão do lado em que estamos. Talvez, hoje em dia, para ser um bom profeta não precise, necessariamente, estar contra o rei.

 Porque, pode ser que, apesar de cometer inúmeros erros e deslizes,

Desta vez, o rei está ao lado do povo e, os que estão ao lado do Rei, embora com muitas críticas, são os que se mantêm ao lado dos pobres.

Podemos pensar na hipótese de que, ao contrário do que consta na história, os que hoje estão contra o rei, o fazem exatamente por suas ações terem permitido que os pobres subissem um pouco na escala da pirâmide social. Os que estão contra o rei não estão nem aí para a corrupção que dizem combater com veemência porque é dela que sobrevivem e por ela estão prósperos e ricos. Estão contra o rei porque não querem que os pobres melhorem de vida. Estão contra o rei porque, como dizia o Barão de Itararé "Negociata é o bom negócio para o qual não fomos chamados".

Quem está ao lado dos pobres, pode até não ficar do lado do rei, por realmente combater a corrupção, por questões pessoais, mas não pode ficar engrossando as fileiras daqueles que torcem contra o país e os pobres.

Todos têm severas críticas ao rei. Sempre e em cada canto do mundo. Todos querem mudanças. Mas, alguns querem mudanças na ação do governo e não mudança de governo. E sabem por quê?
Porque, fundo no fundo, todos sabem que, em caso de troca, a corrupção permanece, com certeza irá crescer e os pobres serão deixados de lado, com a velha desculpa de crescer o bolo para depois dividi-lo. Mas, será que não é isso, exatamente que algumas pessoas querem?

Porque, infelizmente, existem casos onde a corrupção está tão à vontade no dia a dia das pessoas que elas nem percebem e o até acham natural e chamam de “jeitinho”, varrendo, para debaixo do tapete de suas consciências, qualquer sentimento incômodo em relação a isso.

"Ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano.

O fato de alguém se dizer marxista não faz dele uma pessoa de esquerda, assim como o fato de ter fé e frequentar a igreja não faz de nenhum fiel um discípulo de Jesus. A teoria se conhece pela práxis, diz o marxismo. A árvore, pelos frutos, diz o Evangelho. 

 Se a prática é o critério da verdade, é muito fácil não confundir um militante de esquerda com um oportunista demagogo: basta conferir como se dá a relação dele com os movimentos populares, o apoio ao MST, a solidariedade à Revolução Cubana e à Revolução Bolivariana, a defesa de bandeiras progressistas, como a preservação ambiental, a união civil de homossexuais, o combate ao sionismo e a toda forma de discriminação.

Quem é de esquerda não vende a alma ao mercado" . Frei Betto

Deixemos de lado esse negócio de esquerda e direita e vamos dividir assim: quem quer que a pobreza diminua e quem quer que os pobres se danem?

A escolha é de cada um. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário