Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CIGARRO NA NOVELA? COMO ASSIM?



Já há algum tempo que não temos visto mais em novelas, por exemplo, as pessoas fumando, como era comum nas produções de antigamente, antes da campanha acirrada contra o fumo, que vemos em todo o mundo.
  O charme, o glamour que atores e atrizes transmitiam em suas interpretações foram sendo deixados de lado e, pouco a pouco, não apareciam mais fumantes nas novelas.
 
Foi com muita surpresa que observei que na novela “Guerra dos Sexos”, a personagem Manuela, interpretada por Guilhermina Guinle, acendendo um cigarro e fumando durante uma boa parte do tempo em que esteve em cena.
E, surgiu uma pergunta: por que a Globo voltou a colocar pessoas fumando em suas novelas? Bem, que as novelas da emissora são campeãs de merchandising, disso não tenho a menor dúvida. Basta observamos um pouco para percebermos que diálogos estão sendo escritos especificamente para promover xampus, hidratantes, maquiagens e sapatos, por exemplo. Mas, me recuso a acreditar que a indústria do tabaco esteja pagando para as personagens fumarem nas novelas.

Bem, independentemente dos motivos que levaram “Manuela” a fumar durante o capítulo da novela, é muita falta de responsabilidade e de bom senso da emissora permitir que isso aconteça em um horário de novelas assistido, inclusive por crianças. As novelas das sete (que durante o horário de verão passa às 8h) são caracterizadas por sua descontração, por sua proposta mais leve, com vilões mais divertidos do que maus de verdade. Vide Chayene (Cláudia Abreu) e suas loucas e divertidas “vilanices” na novela anterior, Cheias de Charme.
Fazer merchandising de xampu ou de colônia ou até mesmo de uma loja é uma coisa. Mas permitir que algo tão nocivo quanto o cigarro volte às telas das novelas é inadmissível.

3 comentários:

  1. Oi !
    Concordo totalmente ! Fiquei estarrecida com a cena
    da Guilhermina Guinle... pensei qual seria o objetivo ? Fiquei com muito receio de voltarem a colocar isso de volta nas novelas.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável que se coloque a saúde das pessoas em risco por conta de dinheiro , mas é isto o que está acontecendo novamente ! Banido das novelas desde a década de 90 o cigarro está voltando gradualmente as novelas , seriados e se não tomarmos uma providência logo estará infestado ! Será um retrocesso , uma vez que foi uma conquista , ainda mais em tempos de tanta proibição em relação ao cigarro !

    ResponderExcluir
  3. Rejane , agite uma manifestação a respeito em SP ! Precisamos fazer algo a respeito , antes que não tenha mais jeito ! O seriado Caçador está mostrando que o cigarro está entrando com tudo , é preocupante !!! Se tiver estarei dentro !!!!!

    ResponderExcluir