Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

domingo, 4 de setembro de 2011

GENTILEZA GERA GENTILEZA


Eu sei que vocês podem pensar que eu estou escrevendo sobre temas que já falei antes. E é isso exatamente. Volto a falar de gentileza porque não me conformo que as pessoas não deem a isso a importância devida.
E volto ao assunto por causa de um e-mail que recebi de umas de minhas filhas na semana passada, falando contando uma história real sobre um fato acontecido em um frigorífico da Noruega.
O título é: Salvo pela gentileza, e abaixo reproduzo o texto que, infelizmente, não sei a autoria.
“Conta-se uma história de um empregado em um frigorífico da Noruega.
Certo dia ao término do trabalho foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu, todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.
Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável.
De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.
Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:
Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?
Ele explicou:
Trabalho nesta empresa há 35 anos, centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.
Hoje pela manhã disse “Bom dia” quando chegou.
Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...”
Fiquei encantada com a história, pois defendo com ardor a teoria de que devemos sempre procurar transformar os lugares em que vivemos em ambientes alegres e fraternos.
Não suporto a ideia de um dia acordar para trabalhar e isso me angustiar e entristecer.
Eu sei que nem todo mundo tem o privilégio de trabalhar fazendo o que gosta. Mas já imaginou o que é fazer algo que não goste e ainda conviver em ambiente de trabalho hostil?
Dar bom dia, dar até logo, agradecer, dar um sorriso, são coisas simples e não custa um centavo. Mas o bem que fazem, igual àquele cartão, não tem preço.
Diz uma música que cantávamos no Encontro de Jovens com Cristo do Colégio Salesiano, nos anos 70, para acordar a turma de manhã cedinho, que diz: “saber dar um bom dia cheio de bondade, dizer bom dia com sinceridade, é dar sempre melhor, do nosso coração, alô, bom dia irmão”.
Porque a gentileza deve vir do coração, caso contrário, faz mais mal do que bem.
E a gentileza não se resume ao cumprimento ou agradecimento. Ser gentil é ser humilde e ouvir quando alguém se prontifica a nos informar ou ensinar alguma coisa. Sou muito ligada à música de uma maneira geral e gosto de citar trechos que traduzam meu pensamento. Por isso, lembro sempre de Gonzaguinha quando ele canta: Viver! E não ter a vergonha De ser feliz, Cantar e cantar e cantar, A beleza de ser Um eterno aprendiz...”
Somos todos aprendizes nesta vida. Ninguém é tão sábio que não possa aprender alguma coisa. O aprendizado não é uma troca? Porque quem ensina sempre aprende algo, não tenho a menor dúvida.
Então vamos combinar o seguinte: vamos dar uma revisada em nossa atitude em relação à vida? Será que estamos dando bom dia com alegria, dando o melhor de nosso coração? Estamos tendo a humildade de, mesmo quando nos colocamos no lugar de mestres, aprender com os discípulos ou, simplesmente, com quem está do nosso lado?
Será que estamos realmente convencidos de que a gentileza gera gentileza?
Como? Você já sabia disso? Então o que está esperando pra transformar a teoria em prática? Se pratica, parabéns! Com certeza, quando espelhamos gentileza, os lugares por onde passarmos vão se tornar bem melhores.
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário