Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

domingo, 25 de setembro de 2011

DIA DO CLIENTE

No dia 15 de setembro, é comemorado o DIA DO CLIENTE, concebido, segundo os fornecedores de uma maneira geral, para que mostrem ao cliente o quanto eles são importantes para eles. Um dia, por exemplo, para distribuição de brindes, promoções, campanhas publicitárias, campanhas de vendas decorações especiais, anúncios e eventos e tudo mais que puder ser feito para reverenciar a figura do Cliente.
É claro que não tenho nada contra esta comemoração. Afinal, nós, os clientes, somos a razão de ser de qualquer tipo de serviço: do financeiro ao comercial, do setor de saúde ao industrial. Sem esquecer dos serviços de reparos e manutenção.

Penso que um dia dedicado a nós, os clientes ou consumidores, poderia nos oferecer um pouco mais. Por exemplo, poderia nos oferecer um maior esclarecimento na venda de alguns produtos, o fim da chamada propaganda enganosa ou um atendimento mais adequado, quando ligamos para algum tipo de suporte.

Navegando na internet, no Dia do Cliente, li uma matéria muito interessante no portal da UOL: “dez produtos que você deve parar de comprar”. Ela fala sobre aqueles produtos que adquirimos porque nos prometem algo a mais, uma proteção mais duradoura ou maior segurança. É o caso, por exemplo, do filtro solar com fator acima de 30. O FPS 15 bloqueia até 96% dos raios ultravioleta e o de 30, até 98%. Os produtos com FPS mais alto são mais caros, mas oferecem proteção, no máximo, de 99%. Desta forma, pagamos mais caro por 1% a mais de proteção que, convenhamos, não fará nenhuma diferença, a não ser pesar mais em nosso bolso.

A matéria fala de outros produtos que adquirimos pagando mais caro e que, no final, não compensa o valor pago a mais, como garantias estendidas que, além de terem o uso baixíssimo, quando acionadas estão recheadas de restrições. Ou então o tal do seguro do cartão de crédito. É verdade que R$3,00 ou R$ 4,00 por mês pode não ser grande coisa, mas, é um gasto desnecessário uma vez, pagando seguro ou não, ao termos o nosso cartão roubado, se ligarmos para operadora e bloquearmos, a partir de então, não temos mais responsabilidade pelas compras que sejam efetuadas.

Outro engodo que deve ser evitado é a compra de produtos piratas. Além de ser uma prática ilegal, a economia que se pensa estar fazendo ao comprar estes produtos, também não compensa. Para começar, sendo de qualidade é inferior, obviamente irá durar bem menos do que o produto original. Mas existe algo ainda mais grave que são os riscos à saúde que podem oferecer, como é o caso dos sapatos tênis, que causam danos aos pés, dos óculos que prejudicam a retina, das baterias de celular que podem explodir e causar queimaduras ou dos brinquedos que, ao se quebrar, podem se transformar em peças pontiagudas, ferindo as crianças.

As operadoras de telefonia celular, por exemplo, podiam ter mais atenção com seus clientes, não os deixando esperar uma infinidade de tempo para ser atendido, passando de um para outro atendente como se fosse uma brincadeira de mau gosto.

Portanto no dia dedicado ao Cliente, vamos aceitar as homenagens nos oferecidas mas, também, vamos pensar um pouco mais na hora de exercemos esta função, preservando não apenas o nosso bolos mas, algo mais importante, a nossa saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário