Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DIALÉTICA DA DECEPÇÃO


Por Rossana Menezes

Junto com toda a agressividade e todas as mentiras propagadas nessas eleições, especialmente nesse segundo turno, uma coisa tem me intrigado bastante que é esse discurso de alguns eleitores de Aécionever (que se dizem ex-eleitores do PT) vem repetindo como papagaios: esse de que o" PT me decepcionou, o PT está envolvido com corrupção até a tampa", "Já fui militante, já levantei bandeira, mas o PT me decepcionou", porque ele vem sempre vazio,  sem argumentos.
 
Eu gostaria de saber se essas pessoas REALMENTE acharam em algum momento que o governo do PT seria livre de corrupção? Um partido que tem 1.549.180 filiados! É Sério isso, produção? Por que eu não acredito que alguém, adulto, inteligente, estudado, viajado, informado, realmente tivesse essa ingenuidade de achar que o PT ia chegar no governo e a corrupção ia sumir do Brasil. Corrupção tem em todos os partidos, em todos os países do mundo. No Canadá tem político corrupto... na Alemanha tem corrupção... onde houver seres humanos haverá corrupção. Agora sabe qual é a diferença entre a Alemanha e o Brasil? É o combate, a punição das pessoas envolvidas. Agora vamos lá, por que eu vejo muita gente com esse discurso e gostaria de entender. E eu estou aqui partindo do princípio que você NÃO acreditava que não existia corrupção no PT por que isso destoa de qualquer raciocínio lógico. Então me diz, por que foi que o PT te decepcionou tanto? 

 
Terá sido as 1.273 operações da PF e do MPU, com mais de 15 MIL presos no COMBATE à corrupção, incluindo políticos do próprio PT (contra apenas 48 investigações durante o governo do PSBD)? O PT deu autonomia à procuradoria-geral - e Janot vem fazendo um trabalho exemplar. TRIPLICOU o orçamento da PF, de 1,5 bilhão para 4,7 bilhões.

Terá sido a criação do o Portal da Transparência (http://www.portaltransparencia.gov.br/) e a aprovação da Lei de Acesso à Informação que antes era mantida embaixo dos panos no governo do PSDB? Aqui vale lembrar também que não houve desvio de dinheiro público no famoso mensalão do PT que tanta gente abre o bocão para falar. Foi compra de voto (o que é um absurdo) com dinheiro privado. Diferentemente do PSDB que está envolvido em 9 dos dez maiores escândalos de corrupção do país, envolvendo dinheiro público.

Terá sido o fato do PIB ter crescido de R$1.477 Bilhões em 2002 para R$4.837 em 2013 (Fonte IPEA)?

Foi o Brasil ter saído da 13a economia mundial pra 7a?

Terá sido o fato das falências requeridas por empresas terem caído de 19.891 em 2002 para 1.758 em 2013 ? Fonte IPEA

Terá sido o fato de a inflação ter caído de 12,53% ao ano em 2002 para 5,91% em 2013? Fonte IPEA

Talvez tenha sido o fato do salário mínimo ter subido de R$364,84 no governo do PSDB para R$724,00 em 2014...

Te decepcionou o fato da taxa de pobreza ter diminuído de 34% no governo do PSDB pra 15%? Ou foi o fato de o Brasil estar PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA fora do mapa da fome da ONU?????? Os 36 MILHOES de brasileiros que saíram da linha da pobreza? É por causa do bolsa-família? Um programa utilizado em vários países do mundo, inclusive nos EUA e reconhecido e premiado pela ONU?

O IDH subiu, as reservas cambiais subiram, a gente não deve mais dinheiro ao FMI, a gente não se curva mais aos EUA, o Brasil passou por uma crise mundial sem entrar em recessão. 

Pergunto ainda se o que te decepcionou foi o fato de que o Brasil tem a uma taxa de desemprego menor do que a do Canada e ter saído de 12,5% em 2002 pra 4.9% em 2014? 

Terá sido a criação do ciências sem fronteiras? Ou do Pronatec que deu oportunidade a 8 milhões de jovens de estudar? Ou a criação de 563 escolas técnicas (contra apenas 11 criadas no governo do PSDB)? Ou ainda as 18 Universidades Federais (contra ZERO criadas no governo do PSDB) totalizando um investimento de 91 BILHOES de reais em educação (contra 19 durante o governo Tucano)?? Foram as cotas? Que deram oportunidades a pessoas pobres de fazerem um curso universitário e melhorarem de vida?

Foi a valorização da Petrobras, dos bancos públicos? Foi o aumento das exportações de 60 pra 242 BILHÕES de reais???

Me explica, por que eu realmente não entendo. Eu entendo que tá longe de estar perfeito, eu entendo que você ache que podia estar melhor e que mais poderia ter sido feito. Eu entendo e concordo, apesar de saber como as máquinas dos governos funcionam, pois já acompanhei de perto, e sei que é muito mais difícil do que o nosso coração sonhador consiga imaginar. Mas certamente poderia estar melhor, disso eu não tenho dúvida.
 
Agora outra coisa que eu não tenho a menor dúvida é que votar em Aécio e trazer o PSDB com sua política neoliberal não vai melhorar em nada. Pelo contrário, só vai levar o nosso amado Brasil pro buraco que ele estava quando o PSDB estava no poder. O que não faltam são DADOS implicando Aécio em desvio de dinheiro no governo de Minas Gerais. Educação sucateada (e aqui eu te lembro que a Educação básica e ensino médio são responsabilidade dos governos municipais e estaduais, não do governo federal, como prevê a nossa constituição). São Paulo se acabando numa seca que todo mundo sabia que viria, e que até a ONU em seu relatório oficial já afirmou que foi culpa do governo do estado, que é do PSDB. Então por favor não me diga que votar em Aécio vai trazer algum bem para o nosso país.
 
O SAMU de Minas Gerais está sucateado (e aqui eu lembro também que de acordo com o artigo 198 da nossa constituição, Saúde é de responsabilidade partilhada entre os governos federais, estaduais e municipais. E o governo Dilma já investiu 20 Bilhões de reais em saúde só em 2014). E votar branco/nulo nada mais é do que uma atitude covarde. Lavando as mãos, assim como Pilatos, se eximindo da responsabilidade de cobrar um país mais justo. E o Brasil, por mais que você não queira enxergar, por mais que você teime em repetir sempre o mesmo blábláblá que eu já ouvi tantas vezes, é hoje um país mais justo, menos desigual. E eu voto em Dilma pra que todo esse trabalho que foi feito em 12 anos, todo esse esforço de juntar os caquinhos que o PSDB deixou não seja jogado no lixo. 

Um comentário:

  1. Artigo que além de bem escrito está rico em dados e estatísticas, raramente apresentadas em conjunto. É coisa para se guardar, pois, sem fantasias, ofensas, ódio ou agressões, podemos argumentar com os “decepcionados” que nos cercam.

    ResponderExcluir