Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A LÂMPADA QUEIMOU! E AGORA?


Por Rejane Menezes
 
Quem disse que serviços de manutenção de casa é coisa só de homem?
Sempre que alguma lâmpada queima, uma tomada entra em curto ou um novo equipamento é comprado e precisa ser instalado, logo se pensa que é coisa para homem fazer.
E, ao contrário disso, se é serviço de cozinha, roupa, arrumação de casa, é coisa de mulher.
Crescemos ouvindo essas coisas, parâmetros de uma cultura machista, que hoje está em fase de extinção. Pelo menos, é o que se espera.
Hoje, os homens estão na cozinha, fazem serviços de limpeza e lavam roupa, sem afetar a sua masculinidade. Mas, e as mulheres, estão aderindo aos pequenos serviços de manutenção da casa?
Bem, machismo nunca foi o meu forte. E, aqui em casa, desde o começo do casamento, não havia preconceitos com a divisão de tarefas. Tanto que, confesso que quem sempre cozinhou melhor aqui em casa nunca foi eu.
Mas, para compensar isso sempre fui boa em cuidar das tais pequenas manutenções caseiras como trocar lâmpadas, consertar tomadas, fazer extensões elétricas e de telefone e, até hoje, tem uma extensão, muito bem feita, aliás, que leva a imagem do vídeo cassete da sala para os quartos. É eu ainda tenho vídeo cassete sim. Tenho fitas de vídeo caseiro que ainda não viraram DVD. Espero que ele ainda funcione. Nunca mais testei.
 
 
Talvez eu tenha uma característica que não é lá muito comum em mulheres: curiosidade para consertos. Caseiros, vale salientar. Quando se trata de carro, por exemplo, estou totalmente fora.
E, falando em vídeo cassete, quem não se lembra da chatice que era a tal sujeira na cabeça? Bastava colocar uma fita de locadora muito assistida, por exemplo, que era certo o cabeça sujar e lá se ia embora a imagem. Tinha que levar na assistência técnica e, às vezes, demoravam dias para ser liberado.
Uma vez levamos o vídeo para limpar a cabeça. Como ainda estava na garantia, o técnico não quis nem se dar ao trabalho de dar entrada no aparelho. E, ali mesmo, na recepção, limpou a cabeça do vídeo, bem na minha frente. Foi a última vez que levei vídeo para fazer limpeza. A partir daquele dia não apenas limpava a cabeça do vídeo aqui de casa, como também dos amigos e familiares.
Ah! E ainda neste assunto, aprendi também a consertar fitas de vídeo, quando enrolavam no vídeo o quando quebravam. Virei praticamente técnica no assunto. Muitos amigos lembram-se das fitas que me mandaram para consertar.

 
Ontem, o único aparelho telefônico aqui de casa, um sem fio, deu problema. Não funcionavam alguns números. Levei para consertar. A pessoa encarregada não estava e, outra que estava lá, mas não fazia esse tipo de conserto, disse que era limpeza e que quando o outro voltasse faria na hora. À noite, um amigo disse a mesma coisa. Não tive dúvidas: abri o telefone, limpei com um pincel e ele está funcionando de novo.
Está certo, há algum tempo já quase provoquei uma inundação na casa quando, em um domingo, resolvi consertar a descarga do banheiro. Dessa vez não deu certo. Mas, não se pode acertar todas não é mesmo? Garanto que os acertos tem sido em maior número que as enrascadas.
Outra coisa que vi fazer uma vez e passei a fazer eu mesma: limpar trocar ou acrescentar memória de PC. Isso sei fazer direitinho. Já instalei vários Hds novos também. Se bem que, certa feita, queimei a placa mãe do PC ao ligar um fio no local errado. Erros acontecem... Nessa área, só mexo no meu mesmo. Não arrisco o de ninguém.
Em compensação, já peguei componentes de dois computadores e fiz um só, melhor do que os dois eram antes. Funciona até hoje. Juntei um PC de uns cinco anos de uso com um mais novinho que tinha um estranho problema de desligar sozinho que ninguém resolveu.Tudo indo atrás da curiosidade e da vontade de acertar.
Não acredito que existam tarefas exclusivas de um ou de outro gênero. O que existe é o interesse que cada um tem por esse ou aquele assunto. E isso não tem nada a ver com a área de interesse profissional. Eu, por exemplo, sou jornalista, portanto, minha área profissional é a de Humanas. Mas, isso nunca me impediu de ser curiosa em algumas outras áreas, digamos, pelo aspecto do laser, do passatempo, o que seja.
Essa curiosidade e a ousadia de tentar fazer, garanto, só tem trazido benefícios. Por isso, da próxima vez que a lâmpada queimar, não precisa esperar por ninguém pra trocar. Pega a escada, uma lâmpada nova e mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário