Cansadas de viverem sozinhas, de vez em quando as letras resolvem se misturar na cabeça de algumas pessoas e, juntas, formam palavras, que formam textos que, dependendo do momento e da imaginação de cada um, tornam-se contos, ensaios, críticas ou até mesmo incríveis historinhas infantis.
Daí, surgem misturas fantásticas para saciar a nossa fome de beleza e nos levar a um mundo encantado que só a nossa imaginação, unida à imaginação de quem escreve pode desvendar.

domingo, 15 de maio de 2011

EDUCAÇÃO:TEMA DA VEZ

Acompanhei, durante alguns dias, as reportagens que o Jornal Nacional fez sobre a educação.

Um tema tão importante como este não pode estar sendo tratado com o descaso que algumas partes do país tratam.

Fiquei indignada com a desonestidade em relação á merenda escolar. Fiquei me perguntando como as pessoas podem colocar a cabeça à noite no travesseiro e dormir, sabendo que desviou as verbas para a compra da merenda, que superfarturouos preços, que diminuiu a qualidade, que deixou que se estragasse nos depósitos e coisas piores.

Daí me dei conta de que para cada ato de desonestidade, existe um tarja preta para ajudar o dia a amanhecer, fingindo que está em paz.

Como as pessoas podem sentar à mesa de um restaurante caríssimo, gastar um salário mínimo em uma refeição e nem sequer se lembrar que, para custear aquela sua lauta refeição, dezenas de criancinhas ficaram sem merenda?

Como podem ser felizes. enriquecendo às custas da miséria dos outros?

Sinceramente, não consigo entender. Será que culpa, remorso, arrependimento, não existe na mente de todas as pessoas? Será que as pessoas muito ambiciosas, que fazem das cabeças dos outros degraus para sua ascenção, não sabem o que é peso na consciência? Estou começando a achar que não.

Duas novelas que agora estão no ar na Rede Globo, Cordel Encantao e Morde e Assopra, estão mostrando, de uma maneira muito clara, os conluios, a impunidade, o desmando, que acontece nos bastidores do poder de duas pequenas e fictícias cidades brasileiras: Borogodó, no sertão nordestino e Preciosa, no interior de São Paulo.

Nas duas tramas, os prefeitos, desonestos, são dominados pelas esposas, mais desonestas ainda e ambiciosas, ambiciosíssimas. Dominam a cidade com sua ambição, macomunados com o delegado e, no caso da Morde e Assopra, ainda com o banqueiro da cidade.

em Morde e Assopra, crimes são cometidos em nome da ambição e do poder. O delegado só investiga o que é do interesse do prefeito. Para pagar o aluguel de um galpão que servirá aos interesses da primeira-dama, a merenda escolar é cortada.

Será apenas ficção ou uma crítica, com uma pitada de humor , do que acontece no mundo real?

Somos todos responsáveis por tudo o que acontece em nossa cidade, estado e país. Somos nós que elegemos os que estão no comando do país. Não podemos nos eximir desta responsabilidade.

Por isso, precisamos ser mais atentos ao que estão fazendo com o nosso país e cobrar de nossos representantes atitudes mais concretas em relação à melhoria da qualidade de vida da população que o elegeu.

É que têm alguns políticos que quando trabalham pela melhoria da qualidade de vida, pensam só na melhoria da sua e da sua família.

Acordem senhoras e senhores, porque um dia, apesar de todos os entraves que vocês colocaram, o povo vai despertar a sua consciência crítica. E aí, com ficha limpa ou sem ela, serão as urnas que irão punir aqueles que lesaram o país.

Utopia? Não. Sonho que sonhamos juntos e que vai se tornar realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário